Páginas

22 de junho de 2011

A Lapa está para o Samba de Raiz, assim como....


A LAPA, hoje, tem a maior concentração de gente atrás de um bom samba de raiz. Um dos maiores cartões postais da cidade onde se concentra as mais antigas construções, a cada esquina você encontra um grupo de pagode ou de samba de raiz animando os bares do bairro. Os botequins estão em alta; antes reduto de bêbados e prostitutas, agora o que mais se vê são garotos e garotas de todas as classes sociais frequentando esses redutos. Nunca o samba de raiz esteve tão em evidência, nunca a Lapa ficou tão lotada e nunca um botequim dos mais "chinfrins" foi tão bem frequentado.

Chega de blá blá blá e vamos ao que interessa:
Eu escrevi tudo isso só para poder mostrar um pouco da Lapa. Não falarei sobre os Arcos agora. Pra mim um dos lugares mais interessantes é


A Escadaria do Convento de Santa Teresa:

Ela liga a Lapa ao bairro Santa Teresa, tem 125 degraus e 125 metros de comprimento e é toda confeccionada por azulejos inteiros originários do mundo inteiro. Quem fez isso tudo?? Jorge Selarón um chileno que está aqui no Brasil desde 1983 e é um apaixonado pelo Rio de Janeiro. Já virou personagem muito conhecido na Lapa, onde mora.
Selarón, resolveu homenagear o Brasil na copa de 1994 enfeitando a escadaria, antes suja e abandonada, usando azulejos verde, amarelo e azul. São azulejos inteiros e que vieram da África do Sul, Japão, Alemanha....são ao todo 2.000 peças.
A Escadaria foi tombada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e Selarón recebeu o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro.

Quem quiser conhecer mais sobre esse artista é só entrar em www.ceramicanorio.com


Nosso próximo encontro será a Feira do Rio Antigo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.