Depois de um tempo sem escrever, estou de volta e no melhor estilo. Falo de Cartola que hoje, 11 de outubro, se estivesse vivo estaria completando 103 anos. É...Agenor de Oliveira, nasceu em 1908 no bairro do Catete, passou a infância em Laranjeiras, mas foi na Mangueira que Cartola fez a sua vida quando se mudou para lá junto com a família.
Seu apelido surgiu por causa de um chapéu-coco que ele usava, ele era servente de obre e usava esse tipo de chapéu para se proteger dos cimentos que caíam de cima.
Junto com outros sambistas do morro criou o Bloco dos Arengueiros e que mais tarde virou Estação Primeira da Mangueira. Compôs o primeiro samba para a escola de samba e se consagrou com as suas músicas.
Depois disso, perdeu sua esposa, brigou com os amigos, sumiu, ficou doente e foi descoberto anos depois trabalhando como lavador de carros. Em 1964 casou com Dona Zica e abriram um restaurante, o Zicartola onde reunia sambistas. Mas foi em 1974, aos 66 anos que Cartola gravou seu primeiro disco-solo e compôs outros clássicos . Morreu no ano de 1980 em Jacarepaguá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.