Hoje, 21 de abril Tiradentes que me desculpe, mas como esse blog fala de samba, eu não poderia deixar de falar sobre a CUÍCA. Pois é.....hoje se comemora o Dia Nacional da Cuíca.
Instrumento musical muito parecido com o tambor, também é conhecido pelo nome de Puíta ( em Angola é Pwita).
A cuíca foi trazida para ao Brasil pelos escravos. Dizem que era usada por caçadores para atrair leões com os rugidos que o instrumento pode produzir.
Foi introduzido nas escolas de samba por volta de 1030 e embora seja considerada de percussão ela não é percutida. É um membranofone de ficção que produz um som ronco e seu uso é muito difundido na música popular brasileira principalmente no samba.
Parabéns a todos os Cuiqueiros!!
Parabens pela publicação ! E aguardamos voces no nosso 8º Encontro das Cuicas, na quadra do G.R.E.S. União de Jacarepagua, Estrada do Campinho nº 440, neste sábado dia 21 de Abril de 2012 o DIA NACIONAL DA CUICA !!! abraços Luizinho da Cuica
ResponderExcluirLuizinho da Cuíca,
ResponderExcluirSobre a cuíca escrevi: O surgimento da cuíca é bastante antigo. Segundo pesquisas que fiz, a cuíca já era utilizada em festividades dos povos serracenos, habitantes do deserto, a Síria, Arábia, Mouros desde os séculos I e ll a.C.
O instrumento simpático conquistou vários países de Cuba a Romênia, Holanda, Portugal, com nomes diferentes – como Rouca em Portugal, Buha na Romênia e Pouti-Pouti na Itália.
No Brasil também é conhecida como Omelê aqui no Rio, Tambor-Onça no Maranhão, Roncador no Pará, Adulfo em Alagoas.
No Brasil colonial era comum encontrar mendigos nas ruas pedindo esmolas com o instrumento. Não parecia nada com a cuíca de hoje, mas foi o escravo que a popularizou nos batuques das senzalas e terreiros.
Em 1928, a Deixa Falar a empregou pela primeira vez nas baterias.
Eles vem sempre com os ritmistas na frente, e gostam de imitar o som de gargalhadas.
A data extra-oficial foi criada pelos próprios cuiqueiros no dia 21 de abril.
A cuíca na bateria funciona como o violino numa orquestra, por isso o saudoso mestre Marçal um dia, no avião, se recusou a largar a sua cuíca que trazia carinhosamente no colo, dizendo: “é meu stradivirus”.
A cuíca é um instrumento em extinção?
Já a algum tempo vem sendo desestimulado o seu uso, ela agoniza, mas não morre.
Calculamos que temos atualmente 120 cuiqueiros nas Escolas – 20 por Escola e um reveza com o outro.
Aguardo você e equipe lá na quadra do Unidos de Jacarepaguá, apoiando um momento que é meu, nosso e de todos que amam o samba.
Estarei lá, justificando a importância da criação do Dia Nacional da Cuíca.
Um abraço,
Hiram Araújo
Diretor Cultural
Centro de Memória do Carnaval
LIESA
PS.: Muito Obrigado pelo apoio, Luizinho da Cuica