Páginas

24 de abril de 2010

É Samba de Raíz ou é Pagode???? - postado por Andréa.










Pagode e Samba de Raiz, qual a diferença????
Resolvi pesquisar sobre o assunto e descobri coisas muito interessantes. Todo muito sabe que o samba foi introduzido pelos escravos africanos, com diferentes batuques por causa dascaracterísticas de cada Estado brasileiro e das diversidades das tribos. Surgiram então o BATE BAÚ, SAMBA CORRIDO, SAMBA DE RODA, SAMBA DE CHAVE, PARTIDO ALTO, MIUDINHO, CAXAMBU, JONGO e muitos outros.








SAMBA DE RAIZ

Na cidade do Rio de Janeiro os morros e favelas foram celeiro de muitos talentos musicais. Nascia o SAMBA DE MORRO.
No início da década de 1960 foi criado o " Movimento de Revitalização do Samba de Raiz"promovido pelo Centro Popular de Cultura, em parceria com a União Nacional dos Estudantes. Foi o tempo do aparecimento do bar Zicartola, dos espetáculos de samba no Teatro de Arena e no Teatro Santa Rosa e de musicais como " Rosa de Ouro". Produzido por Hermínio Bello de Carvalho, o " Rosa de Ouro" revelou Araci Cortes e Clementina de Jesus. Parte do movimento se aproximou de sambistas tradicionais, revalorizando o samba de morro, especialmente de Cartola, Nelson Cavaquinho, Elton Medeiros, Candeia, Monarco e Paulinho da Viola.
O sambista Paulo da Portela intermediou as relações do morro com a cidade quando o samba era perseguido.
Na década de 1970 o samba pa
ssou a ser muito tocado nas rádios na qual projetaria Alcione, BethCarvalho, Clara Nunes, Roberto Ribeiro e os compositores João Nogueira, Nei Lopes e Wilson Moreira. O samba em destaque era o PARTIDO ALTO, popularizado por Martinho da Vila.
O SAMBA DE PARTIDO ALTO surgiu no início do século XX nas rodas na casa da Tia Ciata e esse termo PARTIDO ALTO passo
u a ser utilizado para denominar um tipo de samba que écaracterizado pela batida de pandeiro, com o uso das palmas das mãos.
A harmonia do PARTIDO ALTO é sempre em tom maior, tocado por um conjunto de instrumentos de percu
ssão ( surdo, pandeiro, e tamborim) e acompanhado por um cavaquinho ou/e um violão. Cantado nos terreiros das escolas de samba, as canções costumam ser divididas em duas partes: o refrão e os versos improvisados.






PAGODES

De acordo com o nosso velho e conhecido dicionário, denomina-se PAGODE as habituais reuniões festivas, regadas a música, comida e bebida.
Foi por causa dessas reuniões que aconteciam pelos seguidores do samba na qual se reuniam em fundos de quintal para mostrar suas novas composições diante de uma platéia de vizinhos,tudo por causa do seu acaso no início dos anos de 1980, que o samba reapareceu com um novo movimento chamado de PAGODE.
Com características do choro e um andamento de fácil execução para os dançarinos, sua tendência considerada mais "popular" ficou conhecido como "PAGODE ROMÂNTICO" e passou a ter grande apelo comercial na década de 1990 em diante. Esse samba renovado nasceu por meio das rodas de samba de um grupo de cantores e compositores que se reuniam na quadra doBloco Carnavalesco Cacique de Ramos e utilizavam novos instrumentos como o banjo com braço de cavaquinho ( criado por Almir Guineto) , o tantã e uma linguagem mais popular.
Antes o samba era uma curtição suburbana. O atual PAGODE de tornou moda também nos bairros da zona sul do Rio.
O PAGODE é bem mais comercial e desvinculado das raízes, foi transformado pela indústriafonografica em um "samba diluído, sem a malícia das sincope e sem as divisões rítmicas surpreendentes, com letras infantilmente erotizadas e arranjos previsíveis e cada vez mais próximos da massificação da música pop". Essa indústria fonográfica, orientada para a globalização pop, usurpou o termo PAGODE, batizando com ele uma forma diferente de fazer samba. Assim, as grandes gravadoras criaram um novo tipo de PAGODE, tipo PAGODE ROMÂNTICO, PAGODE COMERCIAL ou simplesmente taxado de PAGODE. Toda essa mudança ocorreu na cidade de São Paulo, o que engrenou o rótulo equivocado de "PAGODE PAULISTA". Esse PAGODE ROMÂNTICO se tornou no final dos anos 70 um fenômenocomercial com o lançamento de dezenas de artistas e grupos paulistas, mineiros e cariocas.





Pesquisa realizada através do site Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.