Páginas

27 de janeiro de 2010

Aniversário de 100 anos de NOEL ROSA!!


Neste ano de 2010, Vila Isabel homenageará o centenário de Noel de Medeiros Rosa, mais conhecido como NOEL ROSA.
Nascido em 11 de Dezembro de 1910, sempre irreverente, adorava a boemia e acompanhava os cantores da madrugada tocando seu inseparável violão. Vila Isabel era sua paixão.
Formou um grupo com Almirante, Braguinha, Henrique Brito e Alvinho chamado Bando dos Tangarás. Com o fim do grupo, Noel continuou sua carreira como compositor popular e em 1929 escreveu sua primeira composição " Minha Viola".
Considerado o "Poeta da Vila", se apaixonou pelo samba de morro e compôs com Cartola na Mangueira, com Gargalhada no Salgueiro e com Ismael Silva no Estácio(onde tudo começou). Esse tipo de samba deu origem aos blocos e a primeira Escola de Samba a Deixa Falar. Noel fazia parte de um dos blocos do Carnaval de Vila Isabel, o Cara de Vaca.
Adorador das serestas e serenatas os pontos de botequins e esquinas eram os lugares favoritos em suas noitadas.... Compôs a maior parte de suas composições no Café Vila Isabel, como: "Conversa de Botequim" e "Os Três Apitos". Seu primeiro samba de sucesso foi "Com que Roupa?". Em 1934 Noel compôs "Feitiço da Vila" samba que o colocou em evidência.
Faleceu em 1937 aos 27 anos exatamente no dia 04 de Maio na rua Teodoro da Silva, mesmo lugar onde nasceu.
É difícil passar pelas ruas do bairro Vila Isabel e não se lembrar de NOEL ROSA. As calçadas, os botequins, a praça, as ruas, algumas casas....tudo lembra ele........o "Poeta da Vila".


Obs: Texto baseado na sinopse da Escola de Samba Vila Isabel
www.gresunidosdevilaisabel.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.